PROJETO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Objetivo: Desenvolver nos educandos a mudança de postura, os valores necessários à convivência harmoniosa entre todas as pessoas, onde haja a conscientização de que um trânsito humano depende de todos nós, das nossas ações cotidianas.
Através do Projeto, despertar comportamentos que propiciem a segurança no trânsito, transformando os alunos em protagonistas e multiplicadores de novas posturas, onde tenham condições de analisar atitudes negativas e positivas dentro e fora da escola; que saibam reconhecer e interpretar as formas de sinalização, que identifiquem ações seguras de motoristas e pedestres e que durante o Projeto sejam despertadas virtudes como a paciência, tolerância, humildade e responsabilidade, entre outras.
Justificativa: Considerando que a Unidade Escolar em questão está inserida num bairro onde falta infra- estrutura e sinalização adequada, encontra-se ao lado de uma vicinal onde há constante tráfego de caminhões de cana e ônibus de trabalhadores rurais, onde grande parte dos alunos utilizam-se de ônibus escolares para chegarem até a escola, e de bicicletas para outros pontos da cidade, torna-se importante o efetivo trabalho sobre o tema para que haja uma conscientização da valorização da vida e da importância de pequenas ações que possam evitar acidentes causados por imprudência, o que visa esse Projeto; a aquisição de posturas corretas e respeito, necessários à todos os cidadãos, dentro e fora do espaço escolar.
Metodologia: O Projeto Pedagógico será desenvolvido com atividades semanais, com o envolvimento dos alunos e em alguns momentos com o envolvimento dos pais. Os recursos utilizados serão diversificados, para que possam atingir a todos, direta e indiretamente. Serão utilizados: fábulas, história em quadrinhos, textos informativos, diálogos com professor e com Policial Militar, desenhos para colorir, pesquisa com pais, confecção de panfletos, confecção de meios de transporte com sucatas, papéis diversos, laboratório de informática, espaço escolar e visita à Cia do Corpo de Bombeiros da cidade.
Público- alvo: alunos do 1 º ano do ensino fundamental ( 6 e 7 anos).
Proposta: 1 - História - A Baleia Alegre - leitura compartilhada da fábula e roda de conversa, onde os alunos se expressarão e colocarão suas opiniões. A professora conduzirá cada relato, fazendo as pontuações necessárias para se chegar ao objetivo proposto.
Após esse momento, as crianças poderão adaptar a fábula, transferindo toda a história vivida pela baleia às atitudes vistas no trânsito, fazendo a dramatização da mesma. Após esse momento, com papéis e cartolinas, os alunos montarão um painel sobre o ambiente e o transporte para exposição no pátio da escola.
2 – No laboratório de informática, assistirão a história em quadrinhos de Maurício de Sousa, acompanhada da leitura da professora - Turma da Mônica em: Educação no trânsito não tem idade. São abordados os seguintes itens:
- travessia da rua sem atenção;
- faixa de pedestres;
- crianças no banco traseiro;
- postura correta no ônibus escolar ( não colocar cabeça para fora, não descer do ônibus sem olhar, não atirar nada pela janela do ônibus);
- Uso de capacete;
- Cuidados ao andar de bicicleta ou skate;
- Utilização de ciclovia;
- Uso de cinto de segurança;
- não beber e dirigir.
2.1 -Depois de um momento de reflexão onde todos poderão se expressar, será realizado um passeio ao entorno da Escola, verificando as sinalizações, se essas existem.
2.2 – Confecção de Placas de Sinalização com cartolinas e collor set para fixação dento do espaço escolar;
2.3 – Produção de textos sobre o que mais gostaram na história em quadrinhos ou no passeio;
2.4 – Criação de outras histórias em quadrinhos por eles sobre o que assimilaram até o momento.
3 – Leitura pela professora do texto informativo: Atenção Pedestre e ilustração individual, já que todos receberão o texto para acompanhar e exposição dos desenhos.
3.1 – Pintura de Meios de transportes.
4 – Os alunos levarão para casa uma folha com algumas perguntas para serem respondidas juntamente com pais;
a) Você vem para a escola:
( ) sozinho ( ) com responsável
b) Seu meio de locomoção até a escola é:
( ) ônibus ( ) carro ( ) a pé ( ) outros - ____________________
c) Já aconteceu algum acidente com você no percurso de casa para a escola ou vice-versa?
______________________________________
d) O meio de transporte para a escola possui todos o equipamentos de segurança?
______________________________________
4.1 - As respostas serão analisadas e transformadas em gráficos pelos alunos, que utilizarão caixas de fósforos vazias e encapadas com papéis coloridos para montar o gráfico, destacando as respostas.
5 – Confecção de meios de transportes com sucatas: caixas de papelão, copos de iogurte, latas de tamanhos diversos e garrafas pet entre outros materiais que poderão utilizar. Exposição dos trabalhos na Escola.
6 – Palestra com Policial Militar na sala de aula, falando sobre a segurança no trânsito, sobre o que podemos fazer para evitar acidentes, já que todos somos o “TRÂNSITO”.
6.1 – Distribuição do panfleto “Orientações para você” para os alunos da escola.
7 – Visita à Cia. do Corpo de Bombeiros na cidade.
Materiais complementares: em anexo, folhas e CD.
Bibliografia:
A Magia das virtudes / organização de adaptação Tânia Dias Queiroz, Paula Adriana Ribeiro; ilustrações Luiz Carlos Ferreira. – São Paulo: Rideel, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário